Terceiro Setor

Assessoria e Consultoria em Terceiro Setor e Produção e Gestão Cultural, Social e Educacional

O que é o Terceiro Setor?

Entre o Estado e o mercado, se encontra o terceiro setor, que atua de forma preponderantemente nas lacunas deixadas pelo Estado e com grande participação do mercado. Assim, o terceiro setor, relaciona-se, antes de mais nada, ao seu grande potencial de gerar a transformação social, atuando de forma organizada pela mediação de ações desenvolvidas em parcerias entre setores da comunidade local e setores do Estado, em programas que compreendem principalmente, as áreas sociais como: educação, cultura, saúde, meio ambiente, economia solidária, entre outras (BRESSER-PEREIRA, 1999).

Integram este setor somente as associações que carregam o perfil do novo associativismo civil que teve início, em 1990. Diferente das antigas organizações não governamentais (ONGs), que tinham como características básicas as reivindicações, a participação e o militantismo, o novo associativismo se redesenha e tem como sua principal característica a prestação de serviços, atuando por demanda de projetos e por meio de um planejamento estratégico. Busca, além disso, parcerias com o Estado e empresas da sociedade civil para a realização de suas ações. (GOHN, 2004)

Desta forma, o terceiro setor auxilia o Estado na garantia do acesso pleno aos bens públicos, de forma a subsidiá-lo na consecução das políticas públicas por meio da execução de projetos e planos de ações, que por si só, geram a chamada economia social, por meio da oferta de emprego e renda a pessoas que fazem parte dos projetos e dos próprios dirigentes dessas entidades. (GOHN, 2000).

Fonte: MARCELINO, Bruno César Alves. O Papel das Organizações Não Governamentais e as Políticas Públicas Culturais no Município de Jaguarão-RS: Estudo de Caso do Clube Social 24 de Agosto. Jaguarão, 2015. 30 f. (Texto digitado).